Crea-RN realiza Fiscalização Preventiva Integrada no Carnatal

4 de dez. 2024 19h50

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN), realizou na manhã desta quarta-feira (4), a Fiscalização Preventiva Integrada na estrutura montada para o Carnatal. A FPI aconteceu em parceria com a Neoenergia Cosern, o Corpo de Bombeiros, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau/RN), o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-RN), a Vigilância Sanitária, a Associação Brasileira de Engenharia Elétrica e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal (Semurb), na Arena das Dunas.

De acordo com o presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, é fundamental a realização da fiscalização preventiva. “É com grande responsabilidade que o Crea-RN, juntamente com os outros órgãos, realiza essa fiscalização. Nosso papel vai além da prevenção de acidentes. Ao garantir que engenheiros e profissionais devidamente habilitados e registrados estejam à frente dos projetos e execução em eventos de grande porte, estamos contribuindo para a segurança em todas as áreas da sociedade. Em um evento como o Carnatal, que reúne milhares de pessoas, a responsabilidade é ainda maior, e não podemos deixar de atuar com a máxima seriedade e comprometimento, para que todos desfrutem dessa grande festa com a tranquilidade que merecem”, explicou.

A Neoenergia Cosern também participou da Fiscalização Preventiva, inspecionando a rede elétrica que abastece o entorno da Arena das Dunas com câmeras de termovisão em um veículo adaptado e com eletricistas em solo. “Nossas ações voltadas aos grandes eventos, como o Carnatal, por exemplo, começam muito antes da semana da festa. Nosso cronograma de operações contempla inspeções prévias não somente na rede elétrica que abastece a região da Arena das Dunas, mas também nas nossas Subestações Elétricas e demais equipamentos do sistema”, comentou Sebastião Félix, técnico de Distribuição da Neoenergia Cosern.

O diretor do Carnatal, Felinto Filho, destacou a importância da iniciativa. “Um evento como este precisa não apenas de transparência, mas também de diálogo com a sociedade, enfatizando o profissionalismo na execução do evento. Estamos muito felizes e animados, caminhando para a maior edição da história do Carnatal. Estamos entregando um projeto pensado com respaldo dos órgãos fiscalizadores, gerando tranquilidade para a sociedade e reforçando o senso de profissionalismo dos organizadores”, afirmou.

O objetivo da FPI é identificar e supervisionar possíveis riscos que podem comprometer a segurança dos foliões. A fiscalização tem como objetivo garantir que profissionais habilitados estejam a frente dos projetos de engenharias, além da verificação da conformidade técnica das estruturas montadas para o evento, como palcos, arquibancadas, camarotes, trios, barracas, equipamentos de som, instalação de geradores e instalações elétricas.

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Avião da Azul faz pouso de emergência após ameaça de bomba

Um avião da companhia aérea Azul precisou fazer um pouso de emergência na noite desta quinta-feira, 7, por conta da possível presença de uma bomba no interior da aeronave. A...

8 de ago. 2025 09h57
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn