Aeroclube quer vender aeródromo em Ceará-Mirim; Conselho orienta que não

9 de dez. 2024 12h25

A presidência do Aeroclube do Rio Grande do Norte convocou uma assembleia dos sócios para a terça-feira (10), para discutir a venda do terreno onde está instalado o aeródromo do clube, em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal. A ideia é debater tamém mudanças no estatuto. O Conselho Deliberativo do Aeroclube se reuniu e emitiu nota orientando que o negócio não seja realizado.

O Conselho argumenta que a venda do espaço acarretará na perda da Escola de Aviação Civil, essencial para a finalidade histórica e funcional do Aeroclube. Além disso, segundo o Conselho Deliberativo, há risco de reverter ao Estado a posse da área da sede, em decorrência da cláusula de reversão prevista na doação original de 1951. “Prejuízos incalculáveis ao patrimônio histórico, cultural e operacional da entidade”, diz a nota do Conselho.

Assembleia descumpre normas

O Conselho também se posicionou a respeito da convocação da reunião de sócios. Segundo os conselheiros, a própria assembleia descumpre normas internas. Uma delas é do Artigo 129 do Estatuto Social: a alteração estatutária foi incluída na pauta sem a devida especificação dos artigos a serem alterados, como exigido pelo Estatuto. Essa falha prejudica o direito à informação dos associados, impedindo uma análise adequada das mudanças propostas.

Os conselheiros defendem também que a inclusão simultânea da venda do aeródromo e da alteração estatutária na assembleia desvia o foco das deliberações, comprometendo a atenção necessária a cada tema. Por último, os conselheiros afirmam que não houve consulta ao Conselho Deliberativo. A convocação foi feita de forma alheia às recomendações e análises do Conselho, ignorando o papel fundamental do órgão como guardião da legalidade e da transparência nas decisões estratégicas do Aeroclube.

Venda

O terreno que o presidente do Aeroclube tem a intenção de colocar à venda tem 146.697,18m² e perímetro de 3.186,08 m, localizado às margens da BR-101, na entrada da cidade de Ceará-Mirim.

A presidência do clube que colocar o local a venda por R$ 600 mil. 15 hectares ( Aproximadamente 150 mil metros ) Além disso, o comprador que se apresentou para fechar negócio não tem interesse em adquirir o galpão industrial que existe dentro do terreno.

Para o Conselho Deliberativo, a negociação do terreno coloca em questão a preocupação com a história do Aeroclube, para além de representar uma grande perda financeira, visto que a venda deve ocorrer muito abaixo do valor de mercado.

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Avião da Azul faz pouso de emergência após ameaça de bomba

Um avião da companhia aérea Azul precisou fazer um pouso de emergência na noite desta quinta-feira, 7, por conta da possível presença de uma bomba no interior da aeronave. A...

8 de ago. 2025 09h57
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn