Pesquisa Genial/Quaest realizada antes da internação – entre os dias 4 e 9 de dezembro – mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é favorito na eleição de 2026, caso decida concorrer.
Nos quatro cenários em que é candidato, Lula venceria no segundo turno, com folga, o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o influenciador digital Pablo Marçal e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
A candidatura à reeleição divide opiniões. Para 52% dos entrevistados, Lula não deveria ser candidato, contra 48% que pensam o contrário. Em outubro, 58% eram contra e 40% a favor da candidatura.
Se Lula não concorrer, o substituto favorito, apontado por 27% dos entrevistados, é o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em seguida vêm o ex-ministro Ciro Gomes (17%) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (14%).
Haddad sairia vitorioso em quatro cenários no segundo turno. Venceria Bolsonaro (42% a 35%), Tarcísio (44% a 25%), Marçal (42% a 28%) e Caiado (45% a 19%).
Sem Bolsonaro na disputa, o nome indicado como mais forte contra Lula é o de Michelle Bolsonaro, com 21%. Marçal aparece em segundo, com 18%, e Tarcísio em terceiro, com 17%.
Foram feitas 8.598 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 1 ponto percentual e o índice de confiança é de 95%.