Samanda denuncia tentativa de calar a oposição na Câmara de Natal

30 de maio. 2025 17h14

A vereadora Samanda Alves (PT) criticou a base do prefeito Paulinho Freire (União) na Câmara Municipal de Natal, após a aprovação de mudanças no Regimento Interno da Casa que, segundo ela, limitam o papel fiscalizador da oposição e enfraquecem a representatividade das mulheres no Legislativo. A parlamentar votou contra ambas as alterações.

Recentemente, os vereadores aprovaram uma mudança que exige votação em plenário para que qualquer convocação de secretário municipal, mesmo feita por comissões temáticas, seja autorizada. Para Samanda, a medida enfraquece o direito da minoria e inviabiliza o trabalho de fiscalização.

“É nosso dever, sim, trazer gestores para prestar contas à população. Não podemos permitir que transformem a Câmara num puxadinho da Prefeitura”, disse Samanda.

Mudança também enfraquece representatividade das mulheres

Outra alteração no Regimento Interno aprovada neste mês permite que chapas para a Mesa Diretora sejam registradas mesmo sem a participação de mulheres. A antiga redação exigia que ao menos uma vereadora integrasse a composição. A justificativa da base governista é de que, na última eleição, nenhuma mulher se candidatou formalmente. Para Samanda, isso não justifica a mudança. “Retirar a obrigatoriedade é abrir brecha para excluir as mulheres de vez. É um retrocesso inadmissível”, afirmou. Curiosamente, três das quatro vereadoras são da oposição.

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Ubaldo de volta ao MDB

Atualmente filiado ao PSDB, o deputado estadual Ubaldo Fernandes vai retornar aos braços do MDB. Nesta terça-feira (12), o vice-governador Walter Alves, que preside o MDB no RN, postou uma...

12 de ago. 2025 18h02
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Espírito Santo sedia a 18ª Assembleia e Você da ALRN

Para a dona de casa Rosilda Silva Santos, 57, o programa Assembleia e Você, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), já valeu muito. Ela teve a oportunidade...

12 de ago. 2025 17h17
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn