Padre Motta recebe título de cidadão norte-rio-grandense

27 de jun. 2025 07h25

A Assembleia Legislativa do RN realizou sessão solene, na tarde desta quinta-feira (26), para tornar cidadão norte-rio-grandense o reverendíssimo padre Francisco de Assis Mota de Sousa – o Padre Motta – que é pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo. O reconhecimento foi proposto pelo mandato da deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), e contou com a participação de autoridades municipais e estaduais, além do parlamentar Hermano Morais (PV). 

“É com profunda alegria e reverência que nos reunimos hoje, nesta Casa Legislativa, para prestar uma justa e honrosa homenagem àquele que, com o coração pleno de fé e as mãos estendidas ao próximo, tornou-se, por seus atos, palavras e testemunho, um verdadeiro irmão do povo potiguar. Padre Motta, nascido em Patos, no coração do sertão paraibano, o senhor poderia ter seguido muitos caminhos, mas escolheu o mais desafiador e ao mesmo tempo o mais generoso: o caminho do serviço”, iniciou a deputada. 

Segundo Cristiane, o reverendo ingressou, ainda jovem, na Congregação dos Missionários da Sagrada Família “e, desde então, sua vida tem sido uma tradução viva do que Cristo ensinou no Evangelho segundo São Marcos: ‘pois o próprio filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos’”. 

Falando sobre a trajetória sacerdotal do homenageado, a parlamentar ressaltou que é uma história marcada pela formação sólida – com passagens por institutos de Filosofia e Teologia no Brasil e no exterior – e por uma entrega total à missão pastoral.  

“Além disso, desde que chegou ao Rio Grande do Norte, há exatos dez anos, como pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo, no Alecrim, sua presença se tornou indispensável para a comunidade que o acolheu – e que hoje, com orgulho, o reconhece como um dos seus”, destacou. 

Mas, para a deputada Cristiane, a missão do Padre Motta vai além das paredes da igreja.  

“O senhor orienta os jovens como capelão do Colégio Nossa Senhora das Neves. Também caminha pelos corredores silenciosos dos hospitais, onde a dor e a esperança se encontram. Como capelão da Liga Contra o Câncer, seu ministério tem sido fonte de alento para os enfermos e seus familiares. Durante a pandemia, quando tantos foram privados da presença, o senhor se fez presente – levando oração, consolo e humanidade”, detalhou a parlamentar. 

Ao final do seu discurso, a Cristiane Dantas agradeceu ao Padre Motta por tudo que vem fazendo, há dez anos, pelo povo potiguar.  

Foto: Eduardo Maia

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas