Tarifaço de Donald Trump prejudica diretamente a indústria salineira potiguar

11 de jul. 2025 10h47

Confira a coluna de Heitor Gregório desta sexta-feira 11 no Agora RN

A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump, afeta gravemente a economia brasileira.

No caso do RN, a medida ameaça a competitividade de itens centrais da balança comercial do estado. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Roberto Serquiz, os efeitos serão significativos, em especial, para o sal potiguar, que corre o risco de ser praticamente excluído do mercado americano. “Com a elevação da tarifa, o sal, por exemplo, perde completamente a competitividade, porque os demais competidores têm tarifas de 10%”, ressalta.

Além das perdas diretas na exportação, Serquiz destaca que o tarifaço pode provocar efeitos colaterais preocupantes: aumento da inflação, redução da atividade econômica e impacto negativo sobre a geração de empregos.

Por tudo isso, o tarifaço não é um problema de cunho político-partidário. É um problema do Brasil. Da direita à esquerda, a reação precisa ser em defesa do País, da economia e do povo brasileiro.

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Trump diz que deve falar com Lula, mas “não agora”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (11) que pretende conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a medida que taxou em 50% as...

11 de jul. 2025 18h04
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn