Oito operadores de turismo de países sul-americanos conhecem, desde 2 de agosto, experiências em destinos do Rio Grande do Norte, na mais recente edição do Famtour Experience Brasil. A ação, que segue até domingo, (10), é promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae e tem como foco apresentar roteiros, vivências e serviços aos agentes e operadores de viagens, promovendo o Brasil como um destino competitivo e diversificado no mercado internacional e ampliando a geração de negócios para o trade turístico local.
Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso já figuram como localidades altamente demandadas por turistas internacionais, representando uma base sólida para a expansão de negócios. Ao fazer essa ponte, a Agência promove oportunidades comerciais diretas e fortalece a presença do Brasil no cenário global, inserindo produtos e serviços inovadores na prateleira do turismo mundial.
O roteiro busca apresentar aos operadores da Argentina, Chile e Colômbia a diversidade do Rio Grande do Norte como um destino de multiprodutos, alinhado às novas tendências de consumo e perfis de viajantes. Natal foi o ponto de partida, porta de entrada para o litoral potiguar.
Pipa foi a primeira parada, onde o grupo vivenciou diversas experiências, dentre elas passeio para conhecer o Santuário Ecológico, onde fez trilhas em meio a Mata Atlântica, caminhada em cima das falésias para observar tartarugas e conhecer a Baía do Golfinhos.
Os comunicadores seguirão para Galinhos, um refúgio onde a simplicidade é o maior luxo. A chegada, feita em barcos por águas tranquilas, revela um paraíso de dunas douradas, manguezais e salinas que cintilam ao sol. Um farol solitário, guardião da península, guia os olhares para um horizonte de beleza preservada.
O itinerário termina em São Miguel do Gostoso, onde o vento dita o ritmo da paisagem. A prática de Kitesurf e windsurf colorem o céu, enquanto praias extensas como Tourinhos convidam ao descanso e à contemplação. O pôr do sol, em tons alaranjados e rosados, fecha o roteiro como um espetáculo diário da natureza.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a seleção dos operadores é estratégica para ampliar a presença do Brasil nos principais mercados da América do Sul. “Ao trazer operadores desses mercados para conhecer de perto o potencial do Rio Grande do Norte, estamos apresentando experiências autênticas, capazes de transformar visitantes em embaixadores do nosso país. Essa aproximação direta com o trade internacional facilita a criação de novos pacotes, fortalece os destinos brasileiros no exterior e gera oportunidades concretas para pequenos e médios empreendedores do setor turístico”, disse.
O número de turistas internacionais que visitaram o Rio Grande do Norte registrou um expressivo crescimento de 40,06% em 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.