Neurocirurgião Marco Moscatelli leva técnica desenvolvida no Brasil para um dos maiores congressos de cirurgia de coluna do mundo

13 de set. 2025 11h59

O neurocirurgião e cirurgião de coluna Marco Moscatelli está em Cancún, no México, representando o Brasil no XXV Congresso Anual da Associação Mexicana de Cirurgia de Coluna (AMCICO), considerado o maior da América Latina e um dos cinco maiores eventos internacionais da especialidade. Na oportunidade, ele vai apresentar uma técnica cirúrgica desenvolvida por ele e publicada em uma das principais revistas científicas de coluna do mundo. O congresso, que começou no dia 11 de setembro com cursos práticos e cirurgias ao vivo, segue até o próximo domingo(14), reunindo especialistas de referência internacional.

Moscatelli é, hoje, um dos maiores nomes da cirurgia endoscópica do Brasil e das Américas. Ele participa do encontro com quatro palestras, abordando temas como descompressões cervicais e lombares, casos complexos e, especialmente, a técnica de descompressão lombar foraminal via interlaminar, desenvolvida e publicada pelo próprio especialista em uma das principais revistas científicas de cirurgia de coluna do mundo. A técnica consiste em uma cirurgia minimamente invasiva que utiliza um endoscópio (um canal de trabalho, uma câmera e luz) para acessar o canal vertebral através do espaço entre as lâminas de duas vértebras lombares, com o objetivo de aliviar a compressão de nervos. “É uma técnica brasileira e que hoje ganha o palco de um dos maiores congressos do planeta”, destacou Moscatelli.

Além das apresentações, ele será instrutor internacional em um curso prático de cirurgia endoscópica da coluna, com treinamento destinado a médicos de diversos países. “O congresso da AMCICO está entre os cinco maiores congressos de cirurgia de coluna do mundo, ficando atrás apenas de eventos como o EuroSpine, na Europa, e o NAS, nos Estados Unidos. Ser o único brasileiro a palestrar sobre cirurgia endoscópica da coluna aqui é uma honra e uma responsabilidade enorme. É a oportunidade de mostrar que o Brasil tem técnica, pesquisa e capacidade de inovação nesse campo.”

Reconhecido como um dos principais nomes da cirurgia endoscópica da coluna no Brasil e nas Américas, Moscatelli acredita que a participação no evento fortalece não apenas sua trajetória profissional, mas também abre espaço para que pacientes de diferentes regiões do país e do exterior conheçam o potencial da medicina produzida no Nordeste, especialmente em Natal. “É muito gratificante poder mostrar ao mundo o trabalho que estamos desenvolvendo em Natal. Acredito que isso ajuda a colocar o Brasil, e especialmente o Nordeste, no mapa da cirurgia de coluna minimamente invasiva.”

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas