Águas do Rio São Francisco chegam ao RN

14 de ago. 2025 14h53

Às 23 horas e 53 minutos desta quarta-feira, dia 13, as águas do Rio São Francisco chegaram ao Rio Grande do Norte. Um marco histórico que representa um novo tempo para a segurança hídrica do estado. “É a concretização de um sonho que se torna presente e futuro. Como sertaneja conheci de perto as dificuldades pela escassez de água. Viver este momento me emociona profundamente. Lutamos muito por isso. O povo potiguar tem resiliência forjada no trabalho. A água chegou vinda de longe para todos e para todas”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O Projeto de Integração de Águas do Rio São Francisco (PISF) é a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil. São 477 quilômetros em dois eixos (Leste e Norte), e beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará. O Eixo Norte, que atende a região Seridó, traz água de Cabrobó (PE), passando por PB e CE até chegar ao RN. O volume do fluxo inicial das águas é de 2,95 m³/s com prioridade para abastecimento humano e agricultura familiar.

A água que começou a chegar ao RN vem das barragens Caiçara, Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba. O destino final é a barragem Oiticica, no município de Jucurutu, que tem capacidade para 742 milhões de metros cúbicos e Armando Ribeiro, localizada entre os municípios de Assu, Itajá e São Rafael, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos.

A Barragem Oiticica foi inaugurada em março deste ano pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pela governadora Fátima Bezerra. O reservatório beneficia 43 municípios e permitindo a irrigação de 10 mil hectares. 

Não podemos deixar de registrar a contribuição importante de três potiguares na história da transposição: Aluízio Alves, enquanto ministro nos Governos de Sarney e Itamar Franco, Bira Rocha, como Secretário de Irrigação do Ministério chefiado por Aluízio, e o engenheiro Rômulo Macedo, que liderou uma equipe e preparou o projeto em apenas seis meses.

Foto: Joana Lima

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Natal terá voo diário para a Argentina a partir de dezembro

O Rio Grande do Norte e a Argentina vão ficar mais próximos até o fim do ano. O estado potiguar receberá, a partir de30 de dezembro, uma nova rota aérea...

5 de ago. 2025 18h08
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn