A governadora Fátima Bezerra celebrou a instalação da Frente Parlamentar RN China, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em cerimônia nesta sexta-feira (18), destacando duas novidades que chegarão ao RN através da parceria histórica mantida com o Governo da República Popular da China.
Uma das novidades tem um grande potencial para o desenvolvimento da economia potiguar, e envolve uma das atividades econômicas mais importantes do estado, a carcinicultura. De acordo com a governadora Fátima Bezerra, um diálogo foi iniciado com a intenção de abrir o mercado desse setor para a China.
“Nós colocamos para a cônsul que, mais do que nunca, temos a necessidade de abrir novos mercados chineses para a economia do Rio Grande do Norte, especialmente para o nosso camarão e o setor de pescados, em que temos uma produção extraordinária. Já está definido que nós vamos ter uma audiência em Brasília, com o embaixador da China no Brasil, a cônsul vai estar presente, o ministro da Agricultura também vai estar presente, e nós vamos levar o setor produtivo daqui junto com a Frente Parlamentar de Cooperação Rio Grande do Norte e China”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
O início do diálogo acontece em um momento estratégico, em que o Brasil está na iminência do chamado ‘tarifaço’, uma política de aumento de tarifas imposta pelo governo dos Estados Unidos que promete taxas de 50% nos produtos brasileiros que chegarem aos EUA.
Outra grande notícia é a chegada ao Rio Grande do Norte de uma organização vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China, e que visa maior promoção da cultura chinesa, proporcionando inclusive o ensino da língua chinesa.