Com a missão de fortalecer a representação institucional do setor de radiodifusão no Rio Grande do Norte, foi fundado o Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do Rio Grande do Norte (Midiacom/RN).
A ideia da nova entidade é promover a defesa jurídica, sindical e econômica das empresas de mídia potiguares. O surgimento do Midiacom no RN foi deliberado por representantes de empresas das categorias de radiodifusão sonora, radiodifusão de sons e imagens, jornais, portais e revistas, que se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária realizada em Natal.
A entidade passa a integrar o sistema sindical nacional, com vínculos formais à Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
A primeira diretoria foi eleita por aclamação, tendo como presidente o publicitário Thiago Lajus, representante da InterTV. A composição contempla ainda nomes dos principais veículos do estado:
Vice-presidência de Rádio: Felinto Rodrigues Filho (Grupo Dial)
Vice-presidência de Televisão: Micarla de Sousa (TV Ponta Negra)
Vice-presidência de Jornais, Portais e Revistas: Fernando Fernandes (Sistema Tribuna de Comunicação)
Vice-presidência de Relações Sindicais e Trabalhistas: João Soares (Band RN)
Tesoureiro: Raniere de Andrade (Rede Tropical de Comunicação)
Além disso, o Conselho Fiscal também foi instituído e tem como representantes – titulares e suplentes – das demais emissoras participantes.
O Midiacom representa um marco para a radiodifusão e o jornalismo do Rio Grande do Norte visando uma nova fase de organização, diálogo institucional e valorização das empresas de comunicação na defesa da liberdade de imprensa e do conteúdo profissional de qualidade.
A cerimônia de posse da diretoria e conselho fiscal do Midiacom vai acontecer no dia 14 de julho com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário além de lideranças do setor produtivo bem como representantes locais e nacionais do setor de comunicação, além de membros da Abert, Fenaert e outras entidades associativas.