Rio Grande do Norte registra 897 megawatts de potência na geração própria solar

2 de jul. 2025 11h31

O Rio Grande do Norte acaba de registrar 858 megawatts (MW) de potência instalada na geração própria de energia solar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado possui mais de 99 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 167 cidades, ou 100% dos municípios da região.

Atualmente são mais de 99,7 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao Rio Grande do Norte a atração de R$ 4 bilhões em investimentos, geração de mais de 26,9 mil empregos e a arrecadação de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.

Para ampliar a sustentabilidade no estado, a ABSOLAR recomenda a criação e ampliação de programas, políticas e mais incentivos locais para o avanço da energia solar, incluindo, por exemplo, a inclusão da tecnologia fotovoltaica nos prédios públicos em geral, nas casas populares e nos programas de universalização de acesso à eletricidade.

A entidade defende também que a Medida Provisória (MP nº 1300/2025), que trata da reforma do setor elétrico e atualmente em tramitação no Congresso Nacional, possa trazer soluções para sérios desafios enfrentados na geração distribuída renovável, no sentido de ampliar ainda mais a democratização da tecnologia e acelerar a transição energética sustentável.

O principal gargalo são os obstáculos de conexão de pequenos sistemas de geração própria solar por parte das distribuidoras, que têm negado de forma recorrente os pedidos de novos projetos, sob alegação de inversão de fluxo de potência, sem apresentação dos estudos técnicos que comprovem tais alegações. Neste ponto, a entidade espera que a reforma traga a exigência da comprovação pela distribuidora de prejuízo à rede elétrica para ancorar essas negativas.

Outro tema que precisa ser abordado pela MP é a exclusão de qualquer tratamento discriminatório a consumidores participantes do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE).

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Queijo potiguar brilha em Minas

Confira a coluna de Heitor Gregório no Agora RN desta terça-feira (01) O Rio Grande do Norte levou ouro na ExpoQueijo Brasil 2025, realizada em Araxá (MG), maior vitrine internacional dos queijos...

1 de jul. 2025 07h14
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Lançamento da Feira Boné Brasil aconteceu nesta sexta-feira em Caicó

Foi realizado no final da tarde desta sexta-feira (27), em Caicó, o lançamento da Feira Boné Brasil, evento nacional que ocorrerá entre os dias 31 de julho, 1 e 2...

28 de jun. 2025 15h51
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Feito Potiguar ganha vitrine exclusiva em Natal

Os sabores do Rio Grande do Norte agora têm um espaço dedicado à visibilidade e comercialização dos seus produtos. A partir desta segunda-feira (23), está em funcionamento a Loja Feito...

23 de jun. 2025 17h50
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn