Morre Dr. Edgardo Benavides

3 de fev. 2025 10h33

Do Jornal DeFato

Morreu na madrugada desta segunda-feira,3, o médico Edgardo Benavides, aos 90 anos. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Natal, tratando de uma infecção urinária, mas não conseguiu sair com vida.

Peruano de Huancabamb, província localizada na região de Piura, hoje com pouco mais de 123 mil habitantes, Edgardo chegou ao Brasil em 1957, trazendo na bagagem o segundo período do curso de Medicina, iniciado na Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM), em Lima.

A primeira parada foi na fria Curitiba (PR).

No ano seguinte, em 1958, se apresentou à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde se formou, tendo sido recepcionado pelo reitor Onofre Lopes. Morava na Casa do Estudante de Natal. Trabalhou e morou na capital, ao lado da esposa acariense Maria da Guia, com quem teve quatro filhos (Jânia, Adriana, Edgardo Filho e Cyrus Benavides).

Mas foi em Mossoró que o peruano mais mossoroense da história decidiu morar e fazer carreira.

No seu currículo, a marca de mais de 6 mil partos e mais de 1.700 cirurgias realizadas ao longo de cinco décadas.

Ele foi além, ao ensinar escoteiros a auxiliar na aplicação de vacinas nas ruas, treinou parteiras leigas a fazer parto normal, protegendo o feto, e encaminhar para maternidade quando necessário. Também dirigiu centro de saúde de Mossoró e a Regional de Saúde, além de ter atuado em Areia Branca.

Até pouco tempo, Dr. Edgardo Alberto Benavides Carrasco continuava cuidando da saúde materno-infantil, atendendo na Nossa Clínica e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Barrocas (zona norte de Mossoró).

Os títulos de cidadão norte-rio-grandense, natalense e mossoroense parecem menores do que a sua história em solo potiguar.

Ele era um cidadão do povo.

NOTA DO BLOG: Dr. Edgardo era um amigo de todos, principalmente das famílias mossoroenses. Em 2018, ele nos visitou no nosso gabinete de trabalho. Antes de iniciar longa e distraída conversa, ele apresentou “Postagens da Vida – Crônicas de Cyrus Benavides”, livro que seu filho advogado lançou naquele ano. Ele destacou com orgulho que parte da renda com as vendas do livro seria revertida para a Legião da Boa Vontade (LBV) do Rio Grande do Norte. Naquele momento, conhecemos melhor o homem de bom coração que ajudou a tantos sem pedir nada, apenas cumprindo a nobre missão de acolher o próximo. Descanse em paz.

(*) O velório acontece no centro de velório na rua São José e o sepultamento será realizado na cidade de Acari.

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Michelle Rincon é a substituta de Anna Ruth Dantas na 94 FM

A partir da segunda-feira, 19 de maio, a jornalista Michelle Rincon passa a comandar o Jornal da Cidade, da 94 FM, programa líder de audiência e há mais de uma...

16 de maio. 2025 11h30
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Anna Ruth migra da 94 para 98FM

Confira a coluna de Heitor Gregório no AGORA RN nesta sexta-feira (16) A jornalista Anna Ruth Dantas, nome respeitado do jornalismo político potiguar, estará de casa nova no rádio. Após...

16 de maio. 2025 11h24
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Reforço na oncologia do RN

Confira a coluna de Heitor Gregório no AGORA RN nesta sexta-feira (16) O maior grupo de onco-hematologia da América Latina, o Grupo Oncoclínicas, iniciou oficialmente suas atividades em Natal na...

16 de maio. 2025 11h24
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn