Sob um céu que se abriu, deixando o sol iluminar a Praça Pedro Velho, em Natal, a celebração do 7 de Setembro reafirmou a tradição, a cidadania e o compromisso com a democracia. O desfile cívico-militar reuniu instituições civis, militares e a população potiguar para homenagear os 203 anos da Independência do Brasil.
A governadora Fátima Bezerra destacou o caráter democrático da data e a importância da soberania nacional. “É um momento, sobretudo, para reafirmar o nosso compromisso irrenunciável em defesa da democracia. Lembrando que a democracia pressupõe soberania, a nossa independência. Ver o povo prestigiando aqui, de braços dados, reafirmando o seu amor e sua defesa irrenunciável pela democracia, é muito significativo. E a democracia que nós queremos é essa: um Brasil soberano, independente e, portanto, com democracia”, afirmou a governadora.
O evento, organizado pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 3º Distrito Naval, contou com a participação das Forças Armadas, forças de segurança do Rio Grande do Norte, estudantes da rede pública e privada e instituições civis.
Da rede estadual, desfilaram 691 alunos de nove escolas, reforçando a presença da educação pública no ato cívico. “É um momento muito importante e de valorização da pátria, dos valores civis, dos valores humanos. É um evento de integração entre a sociedade civil, os militares, as escolas e é um grande momento para, acima de tudo, afirmar a democracia e a soberania do nosso país”, ressaltou a secretária estadual de Educação, Socorro Batista.
A segurança do evento foi reforçada com a presença das forças estaduais. A Polícia Militar atuou com 500 policiais, entre os que desfilaram e os que garantiram a segurança da cerimônia. O Corpo de Bombeiros Militar levou para a Praça Cívica 323 militares e 120 bombeiros mirins, mostrando a importância da corporação para a proteção da população potiguar.
O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Araújo, destacou a integração entre instituições e a relevância da data para reafirmar valores democráticos. “Hoje é um dia muito importante, onde realizamos o desfile cívico-militar com as instituições militares e as escolas, ou seja, uma festa da cidadania, uma festa de todos os brasileiros. Comemora-se a democracia no país. Para nós, que integramos o sistema de segurança pública do Estado, é motivo de alegria ver a população prestigiando o desfile das escolas e das forças militares”, afirmou.
Avanços na segurança pública
Desde 2019, o Governo do Estado vem promovendo uma série de investimentos para fortalecer a segurança pública do Rio Grande do Norte. Nesse período, foram aproximadamente 5 mil novos agentes incorporados às forças de segurança, 477 bombeiros efetivados, além de cerca de 19 mil promoções para policiais e bombeiros militares. Também foram realizados nove concursos públicos para diferentes corporações, além da criação e instalação de 20 novas delegacias de Polícia Civil e da abertura de novos quartéis do Corpo de Bombeiros em municípios estratégicos, como São Gonçalo do Amarante, Currais Novos, Apodi, Assú, Patu e Goianinha, ampliando a presença do Estado e garantindo mais segurança à população.
Além das forças de segurança, desfilaram instituições civis, militares das Forças Armadas e estudantes de escolas públicas e privadas.
Transmissão AO VIVO
Pela primeira vez na história, o Governo do Estado do RN, por meio da Polícia Militar, realizou a transmissão ao vivo do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro.
A iniciativa foi possível graças a uma parceria institucional com a empresa Interjato, que viabilizou a estrutura técnica necessária para levar as imagens ao vivo, com qualidade, a todos os potiguares.