Confira a coluna de Heitor Gregório desta terça-feira 23 no AGORA RN
Fazia muitos anos que os movimentos de esquerda não conseguiam mobilizar tanta gente nas ruas quanto no último domingo 21. Mas, desta vez, não se tratava de uma pauta ideológica, nem de uma disputa entre direita e esquerda. O que levou o povo a protestar foi a indignação contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
As pesquisas e os monitoramentos nas redes sociais mostram algo claro: a sociedade brasileira é majoritariamente contra as duas iniciativas. Mesmo assim, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC da Blindagem e, para agravar a situação, aprovou também o regime de urgência do projeto da Anistia.
Ulysses Guimarães, figura histórica na redemocratização do País, costumava dizer que “a única coisa que causa medo em político é o povo na rua”. O domingo 21 mostrou que, quando a indignação supera barreiras ideológicas, a sociedade ainda sabe se mobilizar. O recado foi dado. Falta saber se terão a coragem — ou o temor — de ouvi-lo.