Câncer de Cabeça e Pescoço no Brasil: 80% dos casos são detectados em estágio avançado

13 de fev. 2025 17h09

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), publicada na The Lancet Regional Health Americas, revelou que 80% dos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil são identificados em estágio avançado. O estudo destaca a necessidade de diagnóstico precoce para melhorar as chances de tratamento e sobrevivência dos pacientes.

A Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN) tem se destacado há 19 anos como pioneira na prestação de serviços médicos de alta e média complexidade ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, sendo responsável por uma parte significativa dos atendimentos na especialidade de cabeça e pescoço.

De acordo com o diretor da Coopmed-RN, Dr. Luís Eduardo Barbalho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a maioria dos pacientes diagnosticados com a doença tem 60 anos ou mais e, ao longo da vida, adotaram hábitos que favorecem o desenvolvimento do câncer. “A pesquisa reforça o que observamos no dia a dia nos consultórios: os efeitos de hábitos não saudáveis, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool”, destaca.

No Rio Grande do Norte, a Coopmed-RN, por meio de contratos licitatórios com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN), realiza uma grande quantidade de atendimentos a pacientes com queixas nas áreas acompanhadas pelos especialistas de cabeça e pescoço.

De acordo com Dr. Luís Eduardo Barbalho, a demanda por procedimentos cirúrgicos é alta e muitos pacientes aguardam meses até serem submetidos a uma cirurgia, o que reforça a urgência de políticas públicas para a melhoria no diagnóstico e no tratamento precoce da doença.

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

UFRN está entre as melhores universidades do país

O número de cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com conceito 4 ou 5 subiu de 67% para 70%, na avaliação trienal do Exame Nacional de...

14 de abr. 2025 12h55
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn