China retalia EUA, e mercados desabam sob risco de recessão

5 de abr. 2025 09h58

A guerra comercial desencadeada por Donald Trump escalou ontem, após a China anunciar que vai retaliar os Estados Unidos com uma tarifa de 34% sobre todos os produtos americanos que importa. A disputa entre as duas maiores economias do mundo levou a mais um dia de sangria nos mercados de ações e alimentou os temores de uma recessão global.

Em entrevista ao GLOBO, o economista Barry Einchengreen, professor deEconomia e Ciência Política na Universidade da Califórnia, em Berkley, afirmou que “o barulho em torno das tarifas está enfraquecendo a confiança do consumidor e fazendo com que as empresas suspendam seus planos de investimento”:

— As bases institucionais para o crescimento econômico nos EUA estão sendo corroídas, o que não é um bom sinal para o futuro. Eu também me preocupo com os países pobres, principalmente na Ásia, que estão sendo atingidos pelas tarifas mais altas —disse Einchengreen, referindo-se a casos como os de Vietnã, Camboja e Laos, cujas taxas superam 40%.

De acordo com o economista, as tarifas dos EUA, somadas à retaliação de outros países, representam “um grande choque para o sistema de comércio global”.

*Informações de O Globo

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Justiça Eleitoral cassa mandato do Prefeito de Lajes

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte decidiu, nesta segunda-feira (7), cassar os diplomas do prefeito de Lajes, Felipe Ferreira de Menezes Araújo, e de seu vice, José Carlos...

7 de abr. 2025 13h02
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn