O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia, abriu no dia 22 de agosto a exposição Brasil: Arte Popular, que reúne obras de artistas de 21 estados brasileiros.
O Rio Grande do Norte se destaca com o artista Antônio Roseno de Lima, apresentando seis obras em tinta acrílica sobre tela da Coleção Edmar Costa. A mostra tem curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza e fica em cartaz até 23 de novembro.
Considerada pelos curadores uma das exposições mais significativas, completas e representativas sobre o tema, a mostra reúne cerca de 200 conjuntos artísticos, totalizando mais de 400 itens. Eles refletem a inventividade, a força simbólica, as tradições e as origens da arte popular brasileira, evidenciando a relevância de uma expressão moldada em estado puro pelas mãos dos brasileiros.
Em mais de 600m² de área expositiva, são contemplados artistas e trabalhos desde os primórdios da criação em território nacional, até a contemporaneidade. A exposição
ocupa as galerias dos andares 20 e 19 e conta também com interatividade a partir de uma mesa percussiva digital e instrumentos musicais artesanais e orgânicos.
“É uma grande satisfação para o Farol Santander São Paulo receber a exposição Brasil: Arte Popular, que exibe, pelo olhar da curadoria, a mais importante seleção de obras já vistas numa exposição do gênero. São trabalhos de conteúdo histórico, desde os pioneiros no artesanato popular até os dias de hoje.”, comenta Maitê Leite, vice-presidente Institucional do Santander Brasil.