Governadora sanciona Política Salarial Permanente para os servidores públicos do RN

4 de jan. 2025 09h59

A governadora Fátima Bezerra sancionou, em 3 de janeiro de 2025, três leis que beneficiam 63,7 mil servidores estaduais (ativos, aposentados e pensionistas) de 20 categorias:

1. Lei Complementar 777/2025: Estabelece política de revisão salarial anual com base no IPCA, iniciando em abril de 2025, para servidores civis e militares.

2. Lei Complementar 778/2025: Reorganiza carreiras e promove recomposição salarial para servidores da administração direta e indireta.

3. Lei Complementar 779/2025: Garante segurança jurídica para militares em auxílio-alimentação e promoções ex-ofício.

O secretário Pedro Lopes destacou o processo transparente e responsável de negociação, que levou dois anos. A legislação alia valorização salarial à responsabilidade fiscal, prevendo metas para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A aplicação do IPCA, a partir de 2026, dependerá do cumprimento de metas como o Programa de Equilíbrio Fiscal ou controle do crescimento das despesas com pessoal.

O secretário Pedro Lopes ressalta que a lei se comunica com a responsabilidade fiscal porque está associada a metas fiscais. Esclarece que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige que o gasto com pessoal em relação a receita corrente líquida deve estar abaixo de 49% de comprometimento até 2032, “então construímos uma legislação que tem sustentabilidade fiscal e para se atingir a meta é necessário que ou o Governo cumpra a regra do Programa de Equilíbrio Fiscal ou o gasto com pessoal do exercício não cresça mais de 80 % em relação ao crescimento da receita corrente líquida”.

Assim, de acordo com a norma, a partir de 2026, e enquanto o Estado estiver acima do limite prudencial do gasto com pessoal em relação a sua receita corrente líquida (RCL), estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a aplicação automática do IPCA dependerá do cumprimento de uma das seguintes metas fiscais: (I) cumprimento de meta do Programa de Equilíbrio Fiscal para gasto com pessoal ou (II) o crescimento da despesa bruta de pessoal do exercício em relação ano anterior não superar a 80% do crescimento da receita corrente líquida.

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Hospital informa melhora de Bolsonaro

O Hospital DFStar divulgou boletim médico nesta terça-feira (22), onde informa a melhora do estado de saúde do ex-presidente Bolsonaro (PL). O ex-presidente, no entanto, segue na UTI e sem...

22 de abr. 2025 16h33
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Governadora decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Nota oficial do Governo do Rio Grande do Norte sobre os sete dias de luto pela morte do Papa Francisco: “O Governo do Estado do Rio Grande do Norte manifesta,...

21 de abr. 2025 20h10
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn