Com a presença dos surfistas competidores do Urca Challenge, que acontece na Urca do Minhoto, localizada a 29 quilômetros da costa, o município de Guamaré vive a expectativa de um evento histórico. É o mais novo desafio para surfistas brasileiros mundialmente conhecidos por se dedicarem a ondas grandes — que, no caso de Guamaré, se somam à formação perfeita nos seus melhores e raros dias.
Segunda informou o prefeito Hélio Willamy, que apoia o evento, desde fevereiro se buscava a janela ideal para a disputa, e ela chegou: nesta sexta-feira, dia 11, o Urca Challenge será realizado em formato relâmpago, com apenas duas horas de duração.
Serão 16 atletas na disputa, com duas baterias e a presença das duas cabeças de chave femininas: Michaela Fregonese e Michelle Des Bouillons. As baterias definirão os oito finalistas deste desafio inédito, que terá entre os grandes destaques o consagrado Lucas Chumbo Chianca, que vem direto da Alemanha para se juntar ao time de elite nacional reunido em alto-mar potiguar.
Quarteto potiguar reforça peso do RN no Urca Challenge
O Rio Grande do Norte marca presença de destaque no Urca Challenge com quatro surfistas entre os 16 convidados: Hemerson Marinho, Jadson André, Danilo Costa e Rodrigo Jorge. O quarteto potiguar simboliza uma força já consolidada em décadas de história no surfe nacional e internacional — agora também representada nas ondas gigantes.
Com nomes históricos e vitórias expressivas em outras modalidades do surfe, o estado que revelou o campeão olímpico Italo Ferreira agora coloca sua identidade também na arena do big surf. Jadson André venceu etapa do CT no Brasil, Danilo Costa integrou a elite mundial e brilhou no Taiti, Hemerson tem resultados internacionais desde os anos 1990, e Rodrigo Jorge representa as raízes do surfe local.
Entre os alternates, o RN ainda conta com Alexandre Vale e Mateus Sena, este último campeão da etapa do QS realizada em Natal em 2024.
“Grande encontro”
“Esse evento estará sendo realizado pela Federação de Surf com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Guamaré. Nesta sexta-feira, dia onze, a partir das duas horas da manhã, os surfistas vão em direção a esse grande encontro com as ondas!”, diz Andreza Varella, secretária Municipal de Turismo da cidade de Guamaré. Ela detalha: “Serão três baterias de quarenta minutos e, em seguida, os surfistas voltam e acontece a premiação, seguida de show na Orla do Rio Aratuá”. Andreza também conclamou a população a prestigiar “esse evento que leva Guamaré pro mundo com muita alegria, muito turista — e vem viver Guamaré!”.
Condição perfeita e cobertura oficial
A condição histórica foi confirmada pelo Surfguru, portal referência nacional em previsões de ondas e ventos. A análise técnica, conduzida pelo mestre em oceanografia física Gabriel Jr., validou o potencial da bancada da Urca do Minhoto para a realização do evento.