Ministro Alexandre de Moraes solicita à Justiça Federal do RN decisão que condena Girão “por incentivar atos antidemocráticos”

15 de jan. 2025 11h17

O ministro Alexandre de Moraes emitiu despacho ao Juiz da 4ª Vara Federal do RN, onde solicita cópia da decisão em que condena o deputado federal General Girão (PL) por incentivar atos antidemocráticos.

A solicitação de Moraes foi feita no Inquérito 4.939, que já investiga Girão pela participação nos atos antidemocráticos.

General Girão foi condenado a pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos por estimular os atos. Segundo a sentença, a atitude do parlamentar “afronta o Estado de Direito, a ordem jurídica e o regime democrático, pondo em ameaça a legitimidade do processo eleitoral e a atuação do Poder Judiciário, além de configurar discurso de ódio contra as instituições democráticas com divulgação de notícias falsas (fake news) acerca do resultado das eleições, confundindo e incitando o povo e as Forças Armadas à subversão contra a ordem democrática”. Ele deverá, ainda, apagar postagens no Instagram, Twitter (atual “X”) e Facebook em até dez dias.

No processo, a defesa do deputado do PL argumentou que a ação do MPF representava uma “perseguição ideológica”. À justiça, ele destacou que não existem provas de que “contribuiu, articulou ou participou dos atos ocorridos no dia 8 de janeiro, sendo que nenhuma postagem configurou violência contra as instituições”.

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Governadora decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Nota oficial do Governo do Rio Grande do Norte sobre os sete dias de luto pela morte do Papa Francisco: “O Governo do Estado do Rio Grande do Norte manifesta,...

21 de abr. 2025 20h10
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Fusão do PSDB e Podemos deve ser anunciada no dia 29

Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, afirmou ao UOL que o partido deve anunciar a fusão com o Podemos até o fim do mês de abril. Perillo preferiu não cravar...

21 de abr. 2025 07h24
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn