Natal inicia fase experimental de patinetes elétricos

22 de set. 2025 11h49

A Prefeitura do Natal liberou na tarde deste domingo (21) o serviço de patinetes elétricos compartilhados. O lançamento ocorreu na Avenida Praia de Ponta Negra. A intenção é proporcionar ao natalense mais uma opção de lazer, além de alternativa de micromobilidade urbana para a cidade.

O serviço funcionará de forma experimental durante 120 dias. Passado o período, as secretarias de Mobilidade Urbana (STTU) e de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae) avaliarão a atividade para só então regulamentar o pleno funcionamento e abrir credenciamento para outras empresas interessadas em operar o sistema.

A iniciativa integra as ações da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro, que na manhã desta segunda-feira fará ato simbólico com bicicletas e patinetes no cruzamento das avenidas Nascimento de Castro e Jaguarari, além de estar alinhada ao Plano Cicloviário de Natal.

A empresa Jet é a responsável pela operação do sistema. Já estão disponibilizados 600 patinetes elétricos espalhados pela cidade. Os equipamentos possuem rastreamento por GPS, limite de velocidade de 20 km/h, freios, campainha e faróis de LED, atendendo aos padrões de segurança.

O uso dos patinetes segue regras definidas pela STTU: os usuários devem ser maiores de idade, não podem transportar passageiros, cargas ou animais e precisam estacionar o veículo nos pontos indicados pelo aplicativo. Também é proibido utilizar os patinetes sob efeito de álcool.

O usuário precisa baixar o aplicativo da empresa Jet, verificar os pontos onde estão localizados os patinetes e o trajeto permitido. Em locais de maior aglomeração, os patinetes diminuem a velocidade automaticamente. A bateria tem duração de quatro horas e é recarregada por funcionários da empresa.

Equipes treinadas vão atuar nos principais pontos da cidade, auxiliando os usuários sobre o funcionamento do serviço. Todas as viagens contarão com seguro gratuito contra acidentes. Os valores são definidos conforme o tempo de uso e pagos por QR Code, no próprio celular.

Foto: Demis Roussos

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Justiça suspende terceirização de todas as UPAs de Natal

No início da tarde desta segunda-feira (8), a 6ª Vara da Fazenda Pública suspende a terceirização de todas as UPAs de Natal. A disputa ocorre em duas frentes: no TCE,...

8 de set. 2025 16h37
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn