Oitava edição do Salão Dorian Gray acontece na Pinacoteca

9 de maio. 2025 09h42

A cultura potiguar tem encontro marcado com a arte no VIII Salão Dorian Gray de Arte Potiguar, que ocupa os salões do Palácio Potengi, sede da Pinacoteca do Estado.

Com o tema “Cascudo e a Academia de Letras”, a mostra presta homenagem ao maior nome da cultura norte-rio-grandense, Luís da Câmara Cascudo, e à Academia Norte-rio-grandense de Letras, da qual o folclorista foi membro-fundador em 1936. A exposição coletiva permanecerá em cartaz até o dia 22 de junho de 2025.

Idealizado pelos Amigos da Pinacoteca, com apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, da Fundação José Augusto e do Palácio Potengi/Pinacoteca, do Instituto Ludovicus e Academia Norte-riograndense de Letras (ANL), o Salão reúne obras de mais de 100 artistas potiguares que, por meio de múltiplas técnicas e suportes, expressam uma potente reverência à cultura local. A mostra reúne diferentes gerações e estilos em uma rica mostra de pluralidade estética.

Para o curador Manoel Onofre Neto, a edição deste ano do Salão transcende a homenagem e se transforma em uma verdadeira celebração da identidade cultural do Rio Grande do Norte. “Esta é uma declaração de amor visual à figura de Cascudo, à Academia e, sobretudo, à alma do povo potiguar, que se expressa em cores, formas e símbolos que dialogam com o passado e projetam o futuro”, afirma Onofre.

A exposição ecoa o legado de Cascudo ao valorizar a cultura popular como matriz fundadora da identidade brasileira, sem ignorar as complexidades e desigualdades que atravessam o fazer artístico. É também uma resposta à provocação feita pela imortal Isaura Amélia (acadêmica da ANL), que inspirou o tema desta edição.

O acesso ao evento de abertura e à visitação é gratuito.

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas