Prefeito Paulinho Freire garante fim dos sorteios nas creches e estabelece meta para cada secretário reduzir 20% de despesas

8 de jan. 2025 16h36

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, garantiu para o início do ano letivo de 2025 o fim dos sorteios para a obtenção de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A confirmação foi divulgada na reunião de secretariado realizada na manhã desta quarta-feira (08), no Palácio Felipe Camarão. A gestão também está preparando um cronograma de visitas e inaugurações de obras para o primeiro semestre. 

O alinhamento das ações das pastas para os primeiros 120 dias do novo governo também foi pauta da reunião. O principal direcionamento para a equipe de secretários da Prefeitura de Natal é conter gastos e cortar despesas para que a gestão possa manter a capacidade de investimento cumprindo os compromissos com servidores e fornecedores. 

Ficou definido que cada pasta irá direcionar medidas para controle e contenção de gastos, com meta de redução de pelo menos 20% das despesas, com especial atenção à revisão de contratos de terceirização, aluguéis, fornecedores ou despesas não essenciais. A expectativa é de que as medidas de austeridade possam gerar uma economia de até R$ 6 milhões mensais. 

Paulinho Freire também reforçou atenção especial a iniciativas que possam promover modernização, melhoria dos serviços e cumprimento das propostas do plano de governo.

“Estamos trabalhando para que a Prefeitura alcance o equilíbrio fiscal para poder investir, oferecer um serviço de qualidade para a população e manter suas obrigações perante o funcionalismo em dia. O secretariado já vem trabalhando para que possamos realizar ações efetivas nesse período inicial de 120 dias. Todos, já saem daqui com essa responsabilidade e empenhados em fazer esse enxugamento da máquina. Estarei atento e vou cobrar resultados de todos”, disse Paulinho Freire.

Além da análise dos contratos vigentes, o prefeito de Natal também anunciou que pretende modernizar e informatizar os processos da gestão, com o objetivo de agilizar e melhorar o atendimento ao cidadão, bem como para economizar recursos públicos. “Precisamos modernizar nossos processos. Nossa ideia é acabar com o uso do papel na Prefeitura, em um curto espaço de tempo. Essa é uma medida sustentável do ponto de vista ambiental, que gera uma economia considerável e, o principal, impacta positivamente o natalense, que terá uma resposta mais rápida, ágil e eficiente na resolutividade de suas demandas”, pontuou. 

Todos os secretários e gestores de outros órgãos municipais participaram do encontro com o prefeito Paulinho Freire, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

Foto: Emanuel Amaral

Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Notícias Relacionadas

Governadora decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Nota oficial do Governo do Rio Grande do Norte sobre os sete dias de luto pela morte do Papa Francisco: “O Governo do Estado do Rio Grande do Norte manifesta,...

21 de abr. 2025 20h10
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn

Fusão do PSDB e Podemos deve ser anunciada no dia 29

Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, afirmou ao UOL que o partido deve anunciar a fusão com o Podemos até o fim do mês de abril. Perillo preferiu não cravar...

21 de abr. 2025 07h24
Compartilhe: Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn