A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a contratação de 55 leitos clínicos para prestarem assistência aos moradores da capital. Em reunião com representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (SAMU Natal), Transporte Sanitário Natal (TSN), Hospital dos Pescadores (HOSPESC), Rede de Urgência e Emergência (RUE) e representantes das quatro UPAs de Natal, o secretário Municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, discutiu o fluxo e logística de processos para começar as locomoções e transferências a partir desta sexta-feira (2).
Dos novos leitos, 20 foram contratualizados no Hospital Severino Lopes e serão destinados ao acolhimento psiquiátrico; mais 15 serão leitos serão de enfermaria no Vita Centro de Cuidados Extensivos e outros 20 de enfermaria no Hospital Rio Grande. Os leitos serão regulados diretamente pelo município, o que facilitará o direcionamento dos usuários.
“A gestão do Prefeito Paulinho Freire, preocupada com a saúde da população de Natal, anuncia a contratação desses leitos emergenciais de retaguarda para prestar um desafogo e um alento para quem está trabalhando e para quem precisa das UPAs, principalmente nessa fase sazonal de arboviroses que aumenta a procura de atendimento nas unidades”, comentou o secretário de Saúde de Natal, reforçando que os leitos vão ficar ativos até a inauguração da primeira etapa do Hospital Municipal. “Estamos debruçados diuturnamente para entregar a obra do hospital, que vai contar com 90 leitos de enfermaria e 10 de UTI, que vai ser o que de fato vai resolver a rede de urgência e emergência na capital”, concluiu.
O diretor do SAMU Natal, Luiz Roberto Fonseca, participou da reunião.